Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Seleção Peruana

     A Seleção Peruana de Futebol também conhecido como “A Branca e Vermelha” representa o Peru nas competições de futebol da FIFA. Sua organização está a cargo da Federação Peruana de Futebol (FPF), criada em 1922, que é uma das dez federações membros da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), da qual ingressou em 1925, pela qual participam de competições organizadas pela Conmebol e FIFA. Sua estreia ocorreu em 1º de novembro de 1927 contra a seleção uruguaia no Campeonato Sul-Americano daquele ano realizado no Peru. A seleção peruana joga seus jogos em casa no Estádio Nacional, localizado na capital do país, Lima.
     Em 1939 a equipe conquistou seu primeiro grande título internacional: o Campeonato Sul-Americano realizado na cidade de Lima. A equipe disputou quatro partidas no campeonato e venceu todas.
     Para chegar à Copa do Mundo de 1950, pela primeira vez, a FIFA determinou que fosse disputado um processo eliminatório. Na América do Sul foram formados dois grupos. O primeiro foi formado por Argentina, Colômbia, Bolívia e Chile, e o segundo Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Mas a seleção peruana, por ordem do ditador Manuel Odria, desistiu de participar. As seleções de Argentina, Colômbia e Equador também se retiraram. No final, essa eliminatória não aconteceu e, sem jogar na fase preliminar, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, mais o anfitrião Brasil, foram para a Copa do Mundo. Na década de 1950, voltou a ser um importante protagonista do futebol sul-americano, graças à contribuição de futebolistas como Alberto Terry, Guillermo Barbadillo, Valeriano López, Félix Castillo e Óscar Gómez Sánchez que contribuíram para a competitividade da seleção selecionada ao longo desses anos.

     Melhores resultados em torneios:

* Os maiores títulos do futebol peruano foram 2 conquistas da Copa América em 1939 e 1975.
* É o maior vencedor dos Jogos Bolivarianos tendo obtido seis medalhas de ouro, uma de prata e Quatro de bronze.
* Seu melhor resultado em Copas do Mundo foi um 7º lugar em 1970.
* Em Olimpíadas, seu melhor resultado foi um 5º lugar em Berlim 1936.
* Na Copa Ouro da CONCACAF, obteve um 3º lugar (junto com Trinidad e Tobago) em 2000.
* Na Copa do Mundo de Futebol de Areia conseguiu um 2º lugar em 2000.
* No Campeonato Pan-americano foi duas vezes seguidas o 4º colocado em 1952 e 1956.
* Nos Jogos Sul-Americanos, conquistou a medalha de ouro em 1990.
* Em 2011 o já desacreditado futebol peruano alcança um 3º lugar na Copa América do mesmo ano, ao golear a Venezuela pelo placar de 4–1. Em 2015 o futebol peruano novamente alcança um 3º lugar na Copa América do mesmo ano, ao vencer o Paraguai pelo placar de 2-0.
* Conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014.
* Em 2017 após a vitória pelo placar de 2-1 sobre o Uruguai, a seleção Peruana conseguiu um marco história e alcançou a 18ª posição no ranking da FIFA. E ainda em 15 de novembro de 2017, disputando pela vaga de repescagem contra a Nova Zelândia, o Peru conseguiu classificar-se para a Copa 2018 ao vencer a Nova Zelândia por 2x0.


Nenhum comentário:

Postar um comentário