Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Independiente Petrolero (Bolívia)

     O Independiente Petrolero foi fundado em 4 de abril de 1932 como Independiente Sporting Club, por trabalhadores da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB).
     A reunião de fundação do clube ocorreu na residência do futebolista Julio Cueto, situada no bairro de La Recoleta, em Sucre. Originalmente, as cores escolhidas para o clube foram o vermelho e o amarelo, em homenagem aos sacerdotes espanhóis que introduziram o futebol em Sucre, especialmente nas Escolas Franciscanas de La Recoleta.
     Ainda em 1932, o Independiente Petrolero foi incluído na Sucre Football Association, atual Asociación Chuquisaqueña de Fútbol (ACHF). Logo em sua estreia, tornou-se campeão invicto da competição. Em 20 de janeiro de 1953, o clube adota a denominação de Club Independiente Sociedad Deportiva, por determinação dos trabalhadores petroleiros do distrito de Chuquisaca. As cores também foram alteradas, passando para o atual vermelho e branco.
     Entre 1982 e 1983, e de 1990 a 2003, figurou na primeira divisão do Campeonato Boliviano. Em 1999, participou pela primeira e única vez de uma competição internacional oficial: a Copa Conmebol. Enfrentou o Talleres da Argentina, sendo eliminado na primeira fase. Na primeira partida, em Sucre, o Independiente Petrolero goleou os argentinos por 4 a 1. No jogo de volta, no Estádio Olímpico de Córdoba, o Independiente Petrolero foi derrotado por 3 a 0 no tempo normal, levando a para a disputa de pênaltis, vencida pelo Talleres por 5x4.
     Em 2010, sagrou-se campeão da Primera “A” da Asociación Chuquisaqueña de Fútbol, ao vencer de virada o Fancesa por 2 a 1.
     No final de 2020, garantiu seu acesso à primeira divisão do Campeonato Boliviano, após ficar 18 anos fora da elite nacional, juntamente com o campeão Real Tomayapo.
     Em dezembro de 2021, sagrou-se campeão boliviano pela primeira vez na história ao vencer na última rodada o Guabirá, aproveitando do tropeço do The Strongest. Com o título, fez sua estreia na Copa Libertadores de 2022.
     Pela segunda rodada da fase de grupo da Copa Libertadores 2022 enfrentou o atual bicampeão Palmeiras. No então jogo, o clube brasileiro aplicou uma goleada histórica de 8 gols (placar final 8-1), sendo uma das maiores goleadas da história da Libertadores e a maior do Palmeiras na história da competição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário