Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Chapecoense (SC)

     A Associação Chapecoense de Futebol, conhecida apenas como Chapecoense, está sediado na cidade de Chapecó, Santa Catarina. Foi fundada em 10 de maio de 1973, com o objetivo de restaurar o futebol na cidade. Sua origem está ligada ao fato de que, na década de 1970, a região possuía apenas alguns times amadores, sendo inexpressiva em relação ao futebol profissional. Com o propósito de reverter esta situação, alguns desportistas, jovens apaixonados pelo esporte, decidiram se reunir para criar um time de futebol profissional para a cidade. De maneira geral, pode-se dizer que a Chapecoense, posteriormente um dos mais bem-sucedidos do futebol catarinense, surgiu da união dos clubes Atlético Chapecoense e Independente.
     Dentre suas maiores glórias no futebol, destaca-se a conquista na Copa Sul-Americana de 2016, sendo o único clube do estado de Santa Catarina a chegar em uma final de competição internacional, a Série B de 2020 e sete títulos estaduais. Outras campanhas importantes, foram as de vice-campeão na Recopa Sul-Americana de 2017 e Copa Suruga Bank de 2017, além do Troféu Joan Gamper de 2017, competição amistosa que marca o início da temporada do Barcelona. A Chapecoense detém o recorde de participações em competições internacionais entre os clubes catarinenses, ao todo são oito participações. É o único clube catarinense com participação na Recopa Sul-Americana e Copa Suruga Bank. Na Copa Libertadores da América, acumula duas participações, a primeira na edição de 2017, sendo eliminada na fase de grupos e na edição de 2018, sendo assim o clube catarinense com mais participações na competição. A Chapecoense é o único clube do estado a lograr classificação para a Libertadores via Campeonato Brasileiro. Também é o clube catarinense com mais participações na Copa Sul-Americana, recorde que compartilha com o Figueirense, com quatro participações cada.
     O clube ganhou destaque após sua ascensão meteórica da Série D à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol em apenas 6 anos. Desde 2014, o clube fazia parte da elite do futebol nacional, até a edição de 2019 onde foi rebaixada pela primeira vez em um campeonato a nível nacional. Já na temporada seguinte, em 2020, a Chapecoense conquistou o seu primeiro título nacional e consequentemente o retorno à elite nacional. Em 2017, conseguiu realizar a sua melhor campanha na Série A do Campeonato Brasileiro desde a sua estreia, ficando na 8º colocação com 54 pontos. A equipe ainda foi campeã do segundo turno do campeonato, conquistando o Troféu João Saldanha de 2017, sendo a primeira equipe fora do G-12 a conseguir tal feito. A Chapecoense conquistou acessos sendo terceira colocada, tanto na Série D de 2009, como na Série C de 2012, além de vice campeã da Série B de 2013. No âmbito estadual, chegou a quatorze finais do Campeonato Catarinense e conquistou sete títulos estaduais, o último em 2020. Foi uma vez campeão da Copa Santa Catarina e duas vezes campeão da Taça Santa Catarina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário