Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Barbie


     Barbie é uma boneca e personagem fictício fabricada pela empresa estadunidense de brinquedos Mattel, Inc. e lançada em 9 de março de 1959. A empresária Ruth Handler é creditada com a criadora da boneca usando uma boneca alemã chamada Bild Lilli como sua inspiração. Barbie é a figura de principal de uma marca de bonecas e acessórios da Mattel, incluindo outros membros da família e bonecas colecionáveis. A Barbie tem sido uma parte importante do mercado de bonecas por mais de seis décadas e tem sido objeto de inúmeras controvérsias e ações judiciais, muitas vezes envolvendo paródias da boneca e seu estilo de vida. A Mattel vendeu mais de um bilhão de bonecas Barbie, tornando-se a maior e mais lucrativa linha da empresa.
     A marca se expandiu em uma franquia multimídia de longa data desde o final dos anos 1980, incluindo videogames e filmes animados por computador lançados em formatos de vídeo doméstico e transmitidos regularmente no canal a cabo Nickelodeon nos Estados Unidos de 2002 a 2017. Desde 2017, a franquia foi movida para serviços de streaming.
     Barbie e Ken foram descritos como os mais populares do mundo. Desde o seu lançamento, a Barbie transformou o negócio de brinquedos em comunidades ricas globalmente, tornando-se um veículo para a venda de mercadorias relacionadas (acessórios, roupas, amigos e parentes da Barbie, etc.). Escrevendo para o Journal of Popular Culture em 1977, Don Richard Cox observou que a Barbie tem um impacto significativo nos valores sociais ao transmitir características de independência feminina e, com sua infinidade de acessórios, um estilo de vida idealizado e sofisticado que pode ser compartilhado com amigos ricos.
     As vendas de bonecas Barbie caíram drasticamente de 2014 a 2016. Em 2020, a Mattel vendeu 1,35 bilhão de dólares em bonecas e acessórios da Barbie e este foi o melhor crescimento de vendas em duas décadas. De acordo com MarketWatch, espera-se que o lançamento do filme Barbie em 2023 crie um “crescimento significativo” para a marca até pelo menos 2030. Além de revigorar as vendas, o lançamento do filme desencadeou uma tendência da moda conhecida como barbiecore.


Nenhum comentário:

Postar um comentário