Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Seleção Chinesa


     A Associação de Futebol da China foi oficialmente fundada em 1924 e afiliou-se à FIFA em 1931. China, sob a recém-criada República Popular da China, jogou sua primeira partida em 4 de agosto de 1952 contra a Finlândia, sendo este país um dos primeiros a ter relações diplomáticas com os chineses.
     Por aproximadamente trinta anos, a seleção praticamente só fez amistosos contra nações que reconheciam o país. Mesmo assim, os chineses se classificaram para as Olimpíadas de 1956, após Filipinas desistir do play-off, mas a equipe desistiu do torneio antes de seu início. A China também participou das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 1958, perdendo para a Indonésia no saldo de gols.
     Durante o fim dos anos 80, a popularidade do futebol começou a aumentar no país a partir da introdução da televisão nos lares chineses. Antes, os esportes mais populares eram o badminton e o tênis de mesa.
     Nessa década, a seleção chinesa participou das Eliminatórias da Copa do Mundo de 1982, mas perdeu um jogo de play-off para a Nova Zelândia. Durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 1986, o grupo chinês enfrentou Hong Kong em casa na última partida da primeira fase e precisando de um empate para avançar. Entretanto, Hong Kong ganhou, o que provocou protestos por parte dos torcedores chineses. A China disputou as Olimpíadas de 1988, ficando na primeira fase com duas derrotas, um empate e nenhum gol marcado, terminando na 14º posição de 16 participantes.
     Nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1990, a China chegou à última fase de qualificação, mas perderam para o Catar na última partida do grupo. Nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, a equipe não conseguiu chegar à última fase, ficando em segundo lugar no grupo, atrás do Iraque. A seleção estava quase conseguindo a classificação para a Copa nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1998, mas perdeu partidas importantes em casa para o Catar e Irã.
     Em 2000, a China ganhou de Guam por 19x0 durante as Eliminatórias da Copa da Ásia de 2000 e estabeleceu o recorde de vitória por maior diferença de gols em uma partida de futebol. No entanto, o recorde foi quebrado pelo Kuwait dias depois.
     Em 2001, a seleção chinesa, sob o comando de Bora Milutinović, se classificou para a Copa do Mundo de 2002 pela primeira vez em sua história. A campanha no mundial, porém, foi fraca: sem marcar nenhum gol, os chineses foram eliminados na primeira fase após perderem para o Brasil, para a Costa Rica e para a Turquia, terminando em 31º lugar na classificação geral.
     Em 2004, a equipe não conseguiu avançar fase preliminar nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, perdendo para o Kuwait no saldo de gols.
     Em 2005, a China ganhou a Copa do Leste Asiático, seu primeiro título internacional, após empatar com a Coreia do Sul e com o Japão, e ganhar da Coreia do Norte.
     Durante a Copa da Ásia de 2007, o time disputou três partidas e ficou na primeira fase, com uma vitória sobre a Malásia, um empate com o Irã e perdendo para o Uzbequistão. A performance da equipe gerou inúmeras críticas em comunidades online, culpando o técnico, os jogadores e até a federação chinesa.
     Em 2008, a China falhou em conseguir a classificação para a Copa de 2010, após perder para Catar e Irã em casa. A participação nas Olimpíadas de 2008, em casa, foi ruim: empate com a Nova Zelândia e derrota para Bélgica e Brasil, marcando apenas um gol.
     Em 2019, surgiu uma tendência de naturalizar jogadores nascidos em outros países para fortalecer a seleção. O volante nascido inglês Li Ke (antes Nico Yennaris) e o atacante brasileiro Ai Kesen (antes Elkeson) obtiveram cidadania chinesa em 2019 e passaram a ser elegíveis para convocações. Ai Kesen é o nonagésimo jogador nascido no Brasil a jogar por outra seleção na história.
     Durante as eliminatórias asiáticas de 2022 a China alcançou alguns resultados expressivos como 5-0 contra as Maldivas e 7-0 contra Guam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário