O Clube Esportivo Aimoré foi fundado no dia 26 de março de 1936 em São Leopoldo, região da grande Porto Alegre.
O primeiro nome sugerido para o clube foi Malga Foot-Ball Clube, sendo alterado no dia da fundação para Clube Esportivo Aimoré.
O primeiro jogo da história do Aimoré ocorreu em 5 de abril de 1936, derrota para o Voluntários por 3 a 1. A primeira vitória ocorreu no dia 3 de maio, um a zero sobre o Sport Club Lombagrandense.
A década de 1950 marca o início da profissionalização do Aimoré. Em 1953, o Internacional, através do seu presidente Ephraim Pinheiro Cabral, convidou o Aimoré para integrar a elite do futebol gaúcho (então chamada Divisão de Honra). Foi uma resposta ao Grêmio, que dias antes fizera o convite ao maior rival do Aimoré da época, o Floriano (atual Novo Hamburgo). No mesmo ano, seria realizado o primeiro "Clássico do Rio dos Sinos", em 19 de abril, com derrota do Aimoré para Floriano por 6 a 1.
Após os anos 70 o Aimoré entrou em um declínio financeiro e técnico, caindo para a segunda divisão gaúcha algumas vezes. Após a queda em 1994 o clube entrou em crise, licenciando-se do futebol profissional em 1997. Em 2006 o Índio Capilé retornou aos campos, iniciando um processo de reestruturação de seu departamento de futebol.
Após cair, em 2011, para a terceira divisão do Gauchão, o Aimoré investiu forte e se sagrou campeão da Terceira Divisão em 2012. Em 2013 o Índio Capilé faz história, termina a Divisão de Acesso em 3º lugar e retorna, após duas décadas, ao Gauchão.
O Aimoré permaneceu dois anos na Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho, mas em 2016, após vencer apenas uma partida, empatar quatro e perder oito, o Índio Capilé foi rebaixado novamente para a Divisão de Acesso do Gauchão.
O Aimoré em seu primeiro ano na Divisão de Acesso após o rebaixamento já conseguiu garantir o retorno à elite do futebol gaúcho em 2019.
Em 2023 o Aimoré foi novamente rebaixado no Campeonato Gaúcho.
Entre suas conquistas estão 1 Campeonato Gaúcho - Série B e 5 Campeonatos Citadino de São Leopoldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário