Seleção Georgiana de futebol representa a Geórgia nas competições de futebol da FIFA. Tem como seu maior feito ser a seleção campeã da Liga das Nações da UEFA D de 2018-19.
A história da Seleção Georgiana começou em 1990, quando o time jogou sua primeira partida oficial contra a Lituânia, o primeiro país a aceitar um convite. O jogo aconteceu em 27 de maio de 1990, no estádio Boris Paichadze, em Tbilisi. O amistoso terminou em um empate de 2x2.
Essa foi a única partida antes da declaração de independência da União Soviética pela Geórgia (em 9 de abril de 1991). Depois, foi jogado um novo amistoso contra a Moldávia.
A Federação Georgiana de Futebol se tornou membro tanto da UEFA quanto da FIFA em 1992, permitindo assim que a equipe disputasse jogos oficiais. A primeira dessas foi em setembro de 1994, uma derrota para a Moldávia, valendo para as eliminatórias da Eurocopa de 1996. A Geórgia terminou em 3° lugar no grupo, a frente da Moldávia e do País de Gales, mas 7 pontos atrás do segundo colocado, a Bulgária.
A seleção também falhou ao tentar se classificar para a Copa do Mundo de 1998, na França. Nesse meio tempo, a Geórgia alcançou o 42º lugar no ranking da FIFA.
Nas eliminatórias da Eurocopa de 2000, a equipe ganhou um jogo, empatou dois e perdeu o resto, terminando na lanterna de seu grupo, com cinco pontos. Essa época marcou o início do declínio do futebol georgiano.
O time também terminou em último lugar com sete pontos nas eliminatórias da Eurocopa de 2004, apesar de ter ganhado da Rússia.
Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, a Geórgia ganhou do Cazaquistão e da Albânia. Porém, terminaram em penúltimo lugar, no Grupo 2.
Ficou em penúltimo novamente nas eliminatórias para a Euro 2008, com 10 pontos. Ganharam da Escócia e das Ilhas Faroe.
Nas eliminatórias para a Copa de 2010, a Geórgia não conseguiu ganhar nenhuma partida, ficando na lanterna de seu grupo mais uma vez.
Em 2018, na Liga das Nações da UEFA, a seleção participou da liga D, em um grupo com Cazaquistão, Letônia e Andorra. Conseguiu ficar em primeiro no grupo. Foi a campeã da divisão, conseguindo a promoção pra a liga C e disputar os playoffs para a Eurocopa de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário