Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Brasil de Pelotas (RS)


     O Grêmio Esportivo Brasil (mais conhecido por Brasil de Pelotas ou GEB) é um clube da cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, fundada em 7 de setembro de 1911. Seu mascote é um Índio Xavante. O time veste as cores vermelho, preto e branco. O clube tem como alcunhas Xavante, Rubro-Negro e Time de Guerreiros, devido ao seu histórico de vitórias e classificações com a garra de seus jogadores. É o maior clube do interior do Rio Grande do Sul. Atualmente disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e a Série A do Campeonato Gaúcho.
     Foi o primeiro campeão do Campeonato Gaúcho, além de vice-campeão em outras seis ocasiões. Também é tricampeão da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. Conquistou 11 vezes o título de campeão gaúcho do interior (terceiro clube que mais venceu). É considerado um dos principais clubes do Rio Grande do Sul, por ser um de seus campeões estaduais e um dos clubes a representar o estado em competições nacionais.
     Em nível nacional, o Brasil possui destaque em relação a vários outros clubes do estado. É o clube do interior do Rio Grande do Sul com a melhor campanha na Série A de Campeonato Brasileiro, com a 3ª colocação em 1985. O clube atuou durante 4 temporadas na primeira divisão nacional e 9 temporadas na segunda. Na Série C, o time terminou na 3ª posição em uma oportunidade. Na Série D, foi vice-campeão no ano de 2014. O Brasil jogou a Copa do Brasil em 5 oportunidades. Já na Primeira Liga do Brasil, é o único do interior gaúcho a disputar, terminando na 9ª posição no ano de 2017.
     A partir de 2013 o clube viveu uma ascensão meteórica, da segunda divisão estadual para a segunda divisão nacional em apenas 3 temporadas. O Brasil manda suas partidas no Estádio Bento Freitas, que possui capacidade atualmente para 12 mil torcedores. O maior ídolo da história do clube é o uruguaio Claudio Milar e o maior técnico da história xavante é Rogério Zimmermann.


Nenhum comentário:

Postar um comentário