Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

terça-feira, 4 de julho de 2023

Boston Celtics

     O Boston Celtics é um time profissional de basquete dos Estados Unidos. Os Celtics competem na National Basketball Association (NBA) como membro da Divisão Atlântica da Conferência Leste da liga. Fundado em 1946 como um dos oito times originais da liga, o Celtics joga seus jogos em casa no TD Garden, que também é a casa do Boston Bruins da National Hockey League. Os Celtics são um dos times mais vitoriosos da história da NBA. Os 17 campeonatos da franquia na NBA são os mais comuns de qualquer equipe, ao lado do Los Angeles Lakers. Os Celtics detêm atualmente o recorde de mais vitórias registradas de qualquer equipe da NBA.
     Os Celtics têm uma rivalidade notável com o Los Angeles Lakers, que foi fortemente destacada ao longo das décadas de 1960 e 1980. Durante os muitos confrontos das duas equipes na década de 1980, o astro dos Celtics, Larry Bird, e o astro dos Lakers, Magic Johnson, tiveram uma rivalidade contínua. A franquia enfrentou os Lakers um recorde de 12 vezes nas finais da NBA (incluindo aparições recentes em 2008 e 2010), das quais os Celtics venceram nove. Quatro jogadores do Celtics (Bob Cousy, Bill Russell, Dave Cowens e Larry Bird) ganharam o prêmio de melhor jogador da NBA, um recorde de 10 prêmios da NBA. Tanto o apelido "Celtics" quanto seu mascote "Lucky the Leprechaun" são um aceno à população irlandesa historicamente grande de Boston, e também ao Original Celtics, um time antes da NBA.
     A ascensão dos Celtics ao domínio começou no final da década de 1950, depois que a equipe, liderada pelo técnico Red Auerbach, adquiriu o pivô Bill Russell, em 1956. Liderados por Russell e pelo armador Bob Cousy, os Celtics ganharam seu primeiro campeonato da NBA em 1957. Russell, junto com um talentoso elenco de apoio de futuros membros do Hall da Fama, incluindo John Havlicek, Tom Heinsohn, K. C. Jones, Sam Jones, Satch Sanders e Bill Sharman, levaria os Celtics ao maior período da história da franquia, vencendo oito campeonatos consecutivos da NBA de 1959 a 1966. Depois que Russell se aposentou em 1969, a equipe entrou em um período de reconstrução. Em meados da década de 1970, os Celtics ganharam outros dois campeonatos, em 1974 e 1976, sob a liderança do pivô Dave Cowens, do ala John Havlicek e do armador Jo Jo White.
     Na década de 1980, os Celtics voltaram ao domínio, bem como renovaram a competição com o "Showtime" Lakers, que eram liderados por Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar. Ancorados pelos "três grandes" de Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish, os Celtics ganharam campeonatos em 1981, 1984 e 1986. A equipe derrotou os Lakers nas finais de 1984, mas perdeu para Los Angeles em 1985 e 1987. Após a saída de Parish, a aposentadoria de Bird e McHale, bem como a morte prematura do astro Reggie Lewis, a equipe lutou durante a década de 1990 e grande parte do início dos anos 2000. Foi só quando os Celtics montaram um novo “Big Three” com Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen que eles encontraram sucesso mais uma vez. Sob a liderança do técnico Doc Rivers, a equipe venceu os Lakers e o campeonato em 2008, mas perdeu para Los Angeles em uma série de sete jogos em 2010, o último confronto das Finais entre os dois antigos rivais.
     No início da temporada 2013-14, nenhum dos novos “três grandes” ainda estava com a equipe. Kevin Garnett e Paul Pierce foram para o Brooklyn Nets, enquanto Allen se aposentou. Depois de um período de reconstrução, o Celtics se tornou uma força novamente sob o comando do técnico Brad Stevens. Durante a temporada 2016-17, os Celtics conquistaram a primeira vaga na Conferência Leste, mas foram eliminados nas finais da Conferência. Liderados por Jaylen Brown e Jayson Tatum, a equipe chegou às finais de conferência quatro vezes nos seis anos seguintes e voltou às finais da NBA em 2022, perdendo para o Golden State Warriors.


Nenhum comentário:

Postar um comentário