Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Pouso Alegre (MG)

     O Pouso Alegre Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Pouso Alegre, no estado de Minas Gerais.
     O Pouso Alegre Futebol Clube foi fundado no dia 15 de novembro de 1913, com o nome de Pouso Alegre Football Club. Naquele dia foi realizada uma reunião na casa de Alfredo Ennes Baganha - primeiro presidente do Pouso Alegre - para fundar o clube e assim começar a escrever a história do futebol pousoalegrense.
     No entanto, naquela época era difícil manter um clube em atividade por muito tempo. Devido a isso, no final da década de 1910, o Pouso Alegre caiu no esquecimento. Somente em 1928, o rubro-negro voltou a ter relevância. Ajudado por um grupo de diretores, o clube viria a conquistar a sua maior glória até aquele momento.
     No final da década de 1940, mais precisamente no ano de 1947, foi fundada a Liga Esportiva Municipal de Amadores (LEMA). A entidade, que teve como primeiro presidente Pardal Vilhena de Alcântara, passou a organizar essas competições e muitos times amadores apareceram na cidade, fazendo frente do Pouso Alegre.
     Com o fortalecimento de outros times na cidade, o Pouso Alegre acabou entrando em recesso das competições amadoras no início da década de 1950. Com isso, a Liga passou a administrar o Estádio do Pouso Alegre, o que levou a todos a chamarem de Estádio da LEMA.
     Pouco mais de uma década longe dos gramados, o clube resolveu voltar no ano de 1967. Voltou para disputar a sua primeira competição profissional. O rubro-negro disputou naquele ano a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. O Pouso Alegre foi o campeão da Chave Sul do torneio e classificou-se para as finais do torneio, mas acabou perdendo a vaga nos tribunais, por incluir um atleta em condição irregular.
     O fato foi uma desilusão nas pretensões pouso-alegrenses. No ano seguinte, o time voltou a disputar a mesma competição, mas não contava com o mesmo interesse financeiro e foi eliminado logo na primeira fase.
     O ano de 1990 foi do Pouso Alegre, com o Dragão realizando o seu maior feito no futebol profissional. Disputando o Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, com 18 equipes, alcançou a quinta colocação.
     Entretanto, com a falta de apoio e estrutura, foi difícil o Pouso Alegre manter aquele elenco supervalorizado e o time foi se desfazendo. Nos campeonatos seguintes, o clube perdeu pouco a pouco a sua identidade e em 1992 despediu-se da elite do futebol mineiro. Disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro até o ano de 1998 e foi nesse mesmo ano em que se licenciou da Federação Mineira de Futebol, ficando inativo até 2009, quando voltou à Segunda Divisão Mineira, onde realizou boa campanha, terminando o campeonato na quinta colocação.
     Após alguns anos inativo, o Pousão anunciou sua volta às atividades em 2017 com um projeto ambicioso de voltar aos tempos de conquistas. O ano de 2018 marcou o retorno do Pouso Alegre aos gramados após 9 anos licenciados. Nesse ano, o Dragão do Mandu disputou a Segunda Divisão Mineira, no entanto, não conseguiu avançar às semifinais e caiu na primeira fase, ficando na sétima posição, com uma campanha de 5 vitórias, 3 empates e 4 derrotas em 12 rodadas.
     Em 2020, o clube foi campeão do Campeonato Mineiro de Futebol – Módulo II e se classificou para a Primeira divisão do Campeonato Mineiro.
     Logo em sua primeira participação no Módulo I do Campeonato Mineiro após seu retorno às atividades, o Pousão fez uma ótima campanha, terminando a primeira fase em 6º lugar e por muito pouco não avançando para a semifinal. A 6º colocação rendeu ainda à equipe a participação no Campeonato Brasileiro - Série D do próximo ano e na Troféu Inconfidência, onde eliminou a Caldense na semifinal e derrotou a URT nos pênaltis na decisão, sagrando-se campeão. Com o título da Taça Inconfidência 2021, o Pouso Alegre garantiu vaga na Recopa Mineira e Copa do Brasil em 2022.
     Em 26 de janeiro de 2022, o Pouso Alegre decidiu a Recopa Mineira contra o Tombense fora de casa. A equipe empatou no tempo normal, sendo derrotado nos pênaltis. A partida também foi válida pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Em 1 de março de 2022, em sua primeira participação na Copa do Brasil, o Pouso Alegre derrotou o Paraná em casa e se classificou à segunda fase da competição. Na segunda fase, jogando novamente no Manduzão, o Pouso Alegre enfrentou outro paranaense, o Coritiba. Conseguiu o empate no tempo normal, após sair atrás no marcador. No entanto, o Pousão foi superado nos pênaltis. Já pelo Campeonato Mineiro, o Pouso Alegre fez uma campanha ruim, ficando na lanterna durante boa parte da competição. Se salvou do rebaixamento na última rodada, ao vencer o Uberlândia em casa, resultado que rebaixou o adversário. O Pouso Alegre fechou com a terceira melhor média de público da primeira fase do Campeonato Mineiro, com 4.234 pagantes, ficando atrás apenas de Atlético Mineiro (17.073) e Cruzeiro (13.407).


Nenhum comentário:

Postar um comentário