Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Náutico (PE)

     Clube Náutico Capibaribe (mais conhecido como Náutico ou Náutico do Recife e popularmente pelo apelido de Timbu) é um clube desportivo brasileiro sediado na cidade do Recife, no estado de Pernambuco.
     Fundado por dois grupos de remadores recifenses em 1898 como Clube Náutico do Recife, tem como data de fundação oficial 7 de abril de 1901 e teve seu primeiro time de futebol em 1905, formado por ingleses e alemães, mas só vindo a prática do esporte em 1909. Como instituição é um dos clubes mais antigos da Região Nordeste do Brasil, e o mais antigo do seu estado, contando com uma grande estrutura como a sede social, piscina olímpica oficial para a prática das modalidades do tipo, duas quadras poliesportivas, bem como e principalmente o Estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos, por localizar-se no bairro recifense dos Aflitos. Tanto o estádio como a sede e todo seu entorno foram classificados como patrimônios imateriais de Pernambuco. A capacidade da praça de esportes atualmente é de cerca de 20 mil espectadores. Suas cores, presentes no escudo e bandeira oficial, são o vermelho e branco, enquanto que seus torcedores são conhecidos como alvirrubros.
     Em nível nacional, foi campeão do Campeonato Brasileiro da Série C de 2019. Também foi vice-campeão da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 1967, e semifinalista em 1961, 1965, 1966 e 1968. Foi um dos dois representantes do Brasil na Copa Libertadores da América de 1968, junto com o Palmeiras. O Náutico foi campeão do Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste de 1952, da Copa dos Campeões do Norte de 1966, e detém 24 títulos de campeão estadual, o primeiro conquistado em 1934 e o mais recente em 2022, tendo conquistado, em 1951, o título de campeão no seu cinquentenário e, em 2001, o de campeão no ano do seu centenário feito único no estado de Pernambuco. Conquistou o hexacampeonato pernambucano de maneira ininterrupta (1963, 1964, 1965, 1966, 1967 e 1968), feito esse jamais alcançado pelos seus rivais, naquela que talvez seja a melhor fase de sua história, os anos 1960. No Nordeste o Náutico foi o pioneiro em disputar partidas internacionais e a fazer excursão por outros países e continentes. Em Pernambuco, foi o primeiro a disputar uma final de Campeonato Brasileiro e também a disputar a principal competição do continente, a Copa Libertadores da América, O Náutico ainda disputou outra competição internacional a Copa Sulamericana na edição de 2013. Em cinco oportunidades terminou o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados, sendo este o recorde entre os clubes do Norte-Nordeste, ao lado do Bahia.
     O Náutico iniciou o ano de 2020 com grandes expectativas em razão do título da Série C de 2019, por ter mantido boa parte do elenco campeão e por ter repatriado o atacante Kieza. No entanto, o ano de 2020 foi difícil para o Timbu que terminou eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste, eliminado na semifinal do campeonato Pernambucano e passou a série B inteira na lutando contra o rebaixamento.
     No estadual de 2021, o Náutico foi absoluto. Liderou o campeonato de ponta a ponta, tendo perdido apenas um jogo na fase inicial. Na semifinal eliminou o Santa Cruz em um jogo em que o atacante Kieza foi decisivo marcando 2 gols. Na final o Náutico enfrentou o Sport, vencendo nos pênaltis. Náutico foi Bicampeão Estadual consecutivo em 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário