Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Santos (SP)


     Santos Futebol Clube é um clube da cidade de Santos, São Paulo. Foi fundado em 14 de abril de 1912, suas cores iniciais seriam o branco, azul e dourado, mas um ano após a sua fundação, ficou decidido que as cores do clube passariam a ser branco e preto. Manda as suas partidas no Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro. Seus maiores rivais no futebol são o Palmeiras, com quem disputa o Clássico da Saudade; o Corinthians, com quem disputa o Clássico Alvinegro; e o São Paulo, com quem disputa o San-São.
     O Santos tornou-se no futebol um dos clubes mais bem-sucedidos do Brasil e reconhecidos mundialmente. Ficou famoso na década de 60 pelos vários títulos internacionais e nacionais conquistados e por ter revelado Pelé, considerado por muitos como o maior jogador da história do esporte, e segundo a FIFA, o melhor jogador do século XX, além disso, também tem o marco de maior artilheiro da história do Santos e da Seleção Brasileira. Abaixo de Pelé com 77 gols pela seleção em jogos oficiais, está também outro jogador revelado pelo clube, Neymar.
     Ao longo de sua história, o Santos conquistou um grande número de títulos internacionais, com destaque para os Mundiais de 1962 e 1963, as Copas Libertadores de 1962, 1963 e 2011 (recordista brasileiro ao lado de Grêmio, Palmeiras e São Paulo), a Recopa dos Campeões Intercontinentais de 1968, a Supercopa Sul-Americana dos Campeões Intercontinentais de 1968, a Copa Conmebol de 1998 e a Recopa Sul-Americana de 2012. No cenário nacional é octacampeão brasileiro nos anos de 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004. Ainda no âmbito nacional, o clube possui uma Copa do Brasil vencida em 2010, totalizando nove conquistas nacionais. Outros títulos importantes incluem cinco Torneios Rio-São Paulo (recordista ao lado de Corinthians e Palmeiras), 22 Campeonatos Paulistas e a Copa Paulista de 2004. Na somatória de títulos oficiais de abrangência internacional e nacional, o clube possui 17 conquistas. Ao todo, somando competições oficiais, amistosas e outras taças, o clube possui 305 títulos. O Santos, junto com Palmeiras, Cruzeiro e Internacional, foi um dos únicos a vencer o Campeonato Brasileiro de forma invicta, em 1963, 1964 e 1965.
     O Santos foi eleito pela FIFA em 2000 o quinto maior clube de futebol do Século XX, sendo o melhor clube das Américas na lista, e também recebeu no ano de seu centenário na câmara dos deputados em Brasília pela FIFA o título de “maior clube sul-americano do Século XX”. O Santos também é um dos três clubes do chamado G-12 que nunca foram rebaixados para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro, além de ser o clube brasileiro que mais enfrentou estrangeiros na história. É também o único clube brasileiro a ser campeão estadual, nacional, continental e mundial no mesmo ano, em 1962. Outro feito único do clube é ser o que mais marcou gols na história do futebol mundial, tendo sido o primeiro a alcançar a marca de 12 mil gols.


Nenhum comentário:

Postar um comentário