Times e seleções para jogos de Futebol de Botão. Entre em contato para sugestões de times (reais ou fictícios) que queira ver por aqui.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Seleção Japonesa

     A Seleção Japonesa de Futebol já disputou seis Copas do Mundo, sendo uma das mais bem sucedidas seleções asiáticas dos últimos tempos.
     Os primeiros jogos internacionais do Japão foram nos Jogos do Campeonato do Extremo Oriente de 1917, em Tóquio, onde foi representado por uma equipe da Escola Superior de Tóquio. Embora o Japão tenha feito grandes apresentações na natação, beisebol e atletismo, seu time de futebol sofreu derrotas retumbantes para a República da China e as Filipinas. No entanto, o jogo foi promovido nas escolas japonesas na década de 1920. A Associação de Futebol do Japão foi formada em 1921, e o Japão ingressou na FIFA em maio de 1929. A primeira "verdadeira" equipe nacional do Japão (em oposição a uma equipe universitária escolhida para representar o país) foi escalada nos Jogos do Extremo Oriente de 1930 e empatou com a China pelo título do campeonato. O Japão foi um participante para as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 1938, mas desistiu antes de sua partida de qualificação agendada contra as Índias Orientais Holandesas. Depois que a Segunda Guerra Mundial começou para valer, o Japão não participou de competições internacionais.
     O Japão voltou para a FIFA em 1950 e jogou nas eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 1954, mas perdeu a vaga de qualificação da AFC para a Coreia do Sul após duas partidas, começando uma rivalidade intensa. O Japão também se juntou à Confederação Asiática de Futebol em 1954.
     A primeira grande conquista do Japão no futebol internacional veio nos Jogos Olímpicos de Verão de 1968 na Cidade do México , onde o time ganhou a medalha de bronze. O Japão chegou perto de se classificar para a Copa do Mundo FIFA de 1986, mas perdeu para a Coreia do Sul nas partidas decisivas. O Japão fez sua primeira participação na Copa da Ásia em 1988, onde foi eliminado na fase de grupos após um empate com o Irã e derrotas para a Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Catar.
     Sediou junto com a Coreia do Sul na Copa do Mundo de 2002. Após o empate contra a Bélgica na partida de abertura, a seleção nipônica conseguiu passar para a próxima rodada ao vencer a Rússia e a Tunísia. Na segunda rodada, porém, são derrotados pela seleção da Turquia.
     Depois da Copa do Mundo em casa, o Japão conquistou sua terceira Copa da Ásia em 2004 , a segunda consecutiva, derrotando a Jordânia nas quartas de final nos pênaltis. Em 2005, o Japão se classificou pela terceira vez para a Copa do Mundo ao vencer a Coreia do Norte. A Copa do mundo 2006, na Alemanha, foi eliminado na primeira fase após empatar com a Croácia e perder para Austrália e Brasil na fase de grupos.
     O ciclo de vitórias continentais foi interrompido em 2007, quando o Japão, após perder na semifinal e também a disputar pelo 3º lugar com a Coreia do Sul , terminou em quarto lugar na Copa da Ásia. Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 a seleção foi eliminada na primeira rodada: os japoneses sofreram 3 derrotas em 3 jogos.
     Na Copa do Mundo de 2010, África do Sul, o Japão obteve uma vitória sobre Camarões, depois foi derrotado pela Holanda. No confronto decisivo os japoneses venceram a Dinamarca e assim conquistaram a segunda colocação do grupo atrás da Holanda, classificando-se para a fase de mata-mata. Nas oitavas-de-final foram derrotados pelo Paraguai nos pênaltis.
     A Seleção do Japão ainda participou das Copas de 2014 e 2018, sendo eliminada nas fases de grupo e oitavas-de-final respectivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário